A partir de janeiro, iremos publicar uma receita a cada mês, extraída do livro "O livro essencial da cozinha vegetariana", devidamente testada - e o mais importante - aprovada. A seguir, a receita testada e aprovada pela querida aluna Alessandra, que apenas resalvou ser o sabor um pouco doce demais. Ah, e um detalhe interessante: a edição do livro é portuguesa, por isso você pode estranhar algumas palavras, o que pode ser também extremamente divertido. Vá lá:
- 375 g de açucar mascavo, + 2 colheres de sopa
- 250 g de farinha
- 2 colheres de chá de fermento
- 125 g de manteiga fria, aos pedaços
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 185 ml de leite
- 2 ovos, batidos
- 1 1/2 colheres de chá de noz-moscada acada de ralar
- 375 g de tâmaras secas, cortadas grosseiramente.
- Açucar granulado, para polvilhar
Natas bastidas, para servir.
1. Aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de fundo amovível de 20 cm com manteiga derretida ou óleo; forre com papel parafinado.
2. Bata num robô de cozinha as 2 chávenas de açucar mascavo com a farinha e o fermento, 10 segundos. Junte a manteirga e bata mais 10 segundos atpe a mistura parecer migalhas de pão. pressione metade da mistura no fundo da forma untada.
3. Dissolva o sódio no leite, junte os ovos e a noz-moscada e mexa bem. Deite no resto da mistura de açucar mascavo com a farinha e bata mais 10 segundos. Meta na forma e espalhe metade das tãmaras por cima. Leve ao forno 55 minutos. Rtire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer numa grade.
4. Ponha as restantes tâmaras por cima do bolo, espalhe o açucar mascavo adicional e coloque num grelhador muito quente 1 minuto, ou até o açucar começar a derreter; deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó e sirva com natas.